Quais os riscos de misturar contas físicas e jurídicas?
Quando se trata de administrar um negócio, a organização financeira é essencial. Um dos erros mais comuns entre empreendedores, especialmente os que estão começando, é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Essa prática pode trazer uma série de problemas.
Além do descontrole nos gastos, a mistura entre as contas de pessoas física e jurídica pode acarretar em problemas com a Receita Federal. Ao fazer repasses ou captação de recursos e retiradas da empresa, essas informações devem estar declaradas como operações na contabilidade da PF ou PJ.
Quando se faz o pagamento de despesas da empresa com recursos próprios sem o registro ou faz empréstimos para a pessoa jurídica para pagar contas da pessoa física, há grandes chances de o empresário cair na malha fina da Receita Federal.
Alguns dos principais riscos são:
- Confusão financeira: Dificulta o controle das finanças, tornando mais complexo monitorar receitas e despesas da empresa.
- Problemas fiscais: Pode levar a erros na declaração de impostos, resultando em penalidades ou autuações fiscais.
- Perda de credibilidade: Compromete a imagem profissional do negócio, afetando parcerias e relações comerciais.
- Dificuldade no planejamento: Torna a gestão do fluxo de caixa e a análise financeira menos precisa, prejudicando decisões estratégicas.
Dessa forma, o melhor caminho é deixar tudo registrado e esclarecido sobre quais operações são da PF e quais são da PJ.
Fonte: Com informações do Portal Contábeis