Notícias ...

Fique por dentro de tudo, Novidades, notícias, mudanças na lesgislação e nos regimes fiscais.

Dicas de como reduzir custos de impostos na sua empresa

Categoria: .

Elevadas alíquotas de tributos no Brasil impactam nas finanças, causando uma perda da lucratividade

A carga tributária no Brasil, como todos sabem, é bastante alta. E esse é um fator que acaba prejudicando muitos negócios, já que é preciso se limitar financeiramente para fazer novos investimentos.

Porém, existem algumas estratégias e técnicas, permitidas pela própria legislação fiscal, que podem reduzir drasticamente a carga tributária. Apesar de muito usadas, a maioria dos empresários ainda não abriu a mente para essas possibilidades ou têm receio de adotá-las e sofrer alguma sanção por parte do Governo.

Além disso, vale lembrar que quanto mais um negócio cresce, mais crescem também os impostos. Sendo assim, será que é possível reduzir custos de maneira legal para conseguir economizar mais?

Na leitura a seguir daremos dicas de como fazer isso sem grandes complicações. Acompanhe!

Planejamento tributário

O primeiro passo para reduzir custos com impostos é realizar um planejamento tributário. Para isso, você precisará levar em conta os seguintes aspectos:

  • receita bruta ou faturamento do empreendimento;
  • despesas operacionais e trabalhistas;
  • margem de lucro;
  • histórico de impostos da empresa.

Escolher qual regime de tributação é muito importante. São três tipos: Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Procure a ajuda de um profissional de contabilidade para te orientar.

Organização nos pagamentos

Uma empresa desorganizada atrasa pagamentos. Essa prática impede a ação de reduzir custos, pois multas e acréscimos se acumulam a todo momento.

Além disso, esse descuido pode ser considerado como sonegação fiscal. E então, sua empresa pode ser processada junto à Vara da Fazenda Pública.

Em caso de dívidas, o Governo ainda tem um programa chamado REFIS. Ele se destina a regularizar débitos por meio de parcelamentos. Pague os impostos determinados pelo seu planejamento tributário em dia e fuja de dores de cabeça desnecessárias.

Incentivos fiscais

O empreendedor também pode aproveitar incentivos fiscais para reduzir custos e beneficiar a empresa. Eles têm como objetivo trazer mais desenvolvimento para determinada região, e se o seu setor fizer parte das autarquias de diminuição de impostos, é bom não deixar passar.

Para conseguir o desconto nos valores é preciso atuar de forma a contribuir com a responsabilidade social. Ou então, ter algum programa que contribua diretamente com o crescimento da localidade.

Além de ser bom para o caixa da empresa, é bom também para a marca, que ganha destaque perante a concorrência e a admiração dos clientes.

Redução de custos com recuperações tributárias

A recuperação tributária consiste em recuperar contribuições e taxas que são pagas indevidamente ao Governo. Pode ser que a sua empresa tenha feito algo do tipo, quando ainda não contava com uma empresa de contabilidade para auxiliar.

Sendo assim, é importante fazer o levantamento de todos os tributos pagos até o presente momento e conferir se existe alguma irregularidade do tipo. Se for preciso, chame um contador para fazer a avaliação e a correção monetária, para que sua empresa entre com um procedimento administrativo e tenha o valor de volta.

Com essas práticas, é possível reduzir custos com impostos e se manter dentro do quadro legislativo vigente. E, como consequência, ainda assegurar maior liberdade financeira para os negócios.

Fonte: jornal contabil

Precisa de ajuda para ajustar a sua empresa?

Podemos te ajudar! É só entrar em contato com a gente!

Quer saber mais? É só entrar em contato conosco!

(42) 99972-2394 / (42) 2101-7400

contato@czepula.com.br